Início > Artigos > Qualidade x Quantidade

Qualidade x Quantidade

Qualidade x Quantidade

“As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que coleciona borboletas?” Mas perguntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: “Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado…” elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: “Vi uma casa de seiscentos contos”. Então elas exclamam: “Que beleza!””
.
[O Pequeno Príncipe – ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Nesse pequeno trecho do livro “O Pequeno Príncipe”, vemos que para alguns a quantidade é preferível à qualidade. Por que se preocupar em se ter algo bom se posso ter muito? É uma questão que essas pessoas se fazem e até tomam como princípio de vida – alguns abertamente, outros disfarçadamente e ainda outros nem sabem que tem esse princípio mas vivem com esse princípio.

Dependendo de onde uma pessoa que tenha um pensamento quantitativo se encontra, o tipo de função que ela exerce ou oferece, e quem irá receber o resultado dessa função, esse pensamento se torna maligno. É até justificável ter um pensamento quantitativo com relação a objetos que não fazem diferença se são muitos ou apenas bons. Mas não é possível dizer o mesmo acerca de pessoas.

Esse pensamento quantitativo tem adentrado nas igrejas evangélicas e na mente de muitos líderes religiosos. Entre terem uma igreja com membros saudáveis espiritualmente preferem uma igreja com muitos membros, mesmo que sejam de muitos joios e pouco trigo, afinal, só de serem muitos já está ótimo. Os eventos feitos pela igreja precisam ter muita gente mesmo que o resultado não seja satisfatório em qualidade, o que satisfaz mesmo é a quantidade e “por ter muita gente quer dizer que o evento foi um sucesso”. A igreja é vista por esses como uma igreja de sucesso se tiver muita gente.

Mas e o que Deus pensa a respeito? Na bíblia encontramos essa resposta?

Deixe sua opinião… =)

Categorias:Artigos Etiquetas:,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário