Início > Artigos > Banalização dos Atos Proféticos

Banalização dos Atos Proféticos

Ato Profético Bíblico

Algo muito comum de ser ver e ouvir falar dentro das igrejas evangélicas hodiernas é acerca do ato profético. Normalmente são ações direcionadas pelo líder da instituição com o propósito de “mover a mão de Deus”.

Mas ao ver e ouvir certas coisas acerca desses atos proféticos, nas mentes pensantes surge a questão: É algo bíblico? Além de bíblico, é direção de Deus para seus filhos?

Atos proféticos são bíblicos e os que são bíblicos foram ordenados por Deus.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

acto (át)ato (át)

s. m.

  1. Acção!Ação (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado.
  2. Por ext. Feito, facto.
  3. Fórmula religiosa.
  4. Divisão principal das peças de teatro.
  5. Prova universitária de fim de ano ou de curso.
  6. Reg. Auto, representação teatral.

e

profético

adj.

  1. Relativo a profeta ou a profecia.
  2. Que prevê e prediz.

Ora, se profecia é uma predição de um acontecimento futuro, logo, ato profético é uma ação que prediz um acontecimento futuro. E lendo a bíblia podemos ver que Deus realmente usa os atos proféticos para avisar sobre um futuro acontecimento.

Exemplos:

Isaías 20:2. assim falou o SENHOR por meio de Isaías, filho de Amós: “Vai! Tira a roupa do corpo e o calçado dos pés!” Assim fez Isaías, que passou a andar nu e descalço.

3. Depois o SENHOR disse: “Como Isaías, meu servo, andou nu e descalço por três anos, sinal e presságio contra o Egito, a Etiópia,

4. da mesma forma o rei da Assíria levará os cativos do Egito, os exilados da Etiópia, jovens ou velhos, todos nus e descalços, com as nádegas de fora, vergonha para o Egito.


Aqui vemos um ato profético ordenado por Deus com um propósito específico também declarado por Deus. Assim como o profeta andou nu e descalço por três  anos, o Egito e a Etiópia seriam levados cativos nus e descalços pelo rei da Assíria.


Atos 21:10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo;

11. e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.


Aqui lemos a respeito de outra profecia onde se fez uso de um ato para demonstração do futuro acontecimento que seria a prisão de Paulo. Uma profecia vinda da parte de Deus e que foi proferida junto a uma ação. Isso é ato profético.

Existem muitos outros atos proféticos similares descritos na bíblia, mas por hora faremos uso apenas desse dois para este estudo.

A Banalização

Sabendo que a bíblia respalda atos proféticos, como poderemos saber se um ato profético é realmente vindo da parte de Deus? Afinal, hoje em dia vemos tantas pessoas fazendo tantos atos proféticos.

Atos proféticos são profecias em forma de ação.

Sendo assim, se um ato profético é feito mediante uma profecia, ou seja, diz que algo vai acontecer e um ato demonstra tal acontecimento, vindo da parte de Deus irá acontecer.

Se não acontecer é porque não veio de Deus. E a Palavra aconselha:

Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”


O Ato Profético é feito por causa do acontecimento futuro, não o acontecimento por causa do ato.

Atualmente temos visto tanta coisa sendo chamadas de atos proféticos que se comparados às simpatias, macumbas e derivados, não tem nem distinção. Feitiçaria gospel que tenta fazer com que Deus faça aquilo que as pessoas querem que Ele faça. Acham que fazendo essas simpatias estarão “movendo as mãos de Deus”.

Independente da profecia ou do ato, o acontecimento revelado por Deus acontece. A profecia é a informação dada ao homem sobre o futuro acontecimento.

Essas simpatias na maioria das vezes vêem acompanhadas do famoso “se você não tiver fé, não irá acontecer”.  Então não é algo que vem de Deus!

O Senhor revela os seus desígnios aos que são Seus. Isso é fato. Mas em nenhum lugar da bíblia diz que Deus age de acordo com a vontade do homem.

Que possamos aprender o que quer dizer o “Seja feita a Tua vontade…” e assim agirmos conforme a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

  1. Roberto
    19/01/2010 às 15:52

    Guto, muito bom texto….
    A banalização destes Atos Proféticos, chegou a tal ponto que já beiram o ridículo !

  2. 19/01/2010 às 19:03

    Guto, parabéns simples assim….

  3. Solange
    30/01/2010 às 14:46

    Muito bom o seu texto Guto, ótimo lembrete: ” …em nenhum lugar da bíblia diz que Deus age de acordo com a vontade do homem ”

    Corretíssimo.

  4. Leonardo
    02/09/2010 às 09:56

    Olá, acredito que você precisa ler um pouco mais. Elias disse que não choveria e não choveu. 1 Reis 17. Na Bíblia existem muitas palavras proféticas proferidas por homens sem a ordem de Deus que se cumpriram.

  5. Leonardo
    02/09/2010 às 09:57

    Solange :
    Muito bom o seu texto Guto, ótimo lembrete: ” …em nenhum lugar da bíblia diz que Deus age de acordo com a vontade do homem ”
    Corretíssimo.

    Olá, acredito que você precisa ler um pouco mais. Elias disse que não choveria e não choveu. 1 Reis 17. Na Bíblia existem muitas palavras proféticas proferidas por homens sem a ordem de Deus que se cumpriram.

  6. Ivan Demetrius, pastor
    14/07/2011 às 08:05

    Bom dia amigo, creio que há da sua parte um equivoco básico. Você começa dizendo vou neste momento usar apenas estes textos. Precisamos falar de outros textos. Eliseu colocou um prato de sal no rio para as águas ficarem boas. Isto fala de uma ação sem comando não prevendo nada para o futuro, com resultado imediato. Veja meus vídeos eu faço atos proféticos. http://www.youtube.com/user/ramalhoivan

    • Guto
      14/07/2011 às 08:19

      Ivan, creio que a passagem a que vc se refere seja esta:

      E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.
      E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
      Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
      Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado.

      Quero reforçar essa parte: “e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.”

      “Assim diz o Senhor”, isso faz toda a diferença. Não foi pq Eliseu quis, e sim pq o Senhor quis.

  7. marinéte ferreira
    05/10/2012 às 11:11

    Bom dia a todos hoje em dia muitos cristãos estão preoculpados com os custumes das igreja com que fas ou deicha de fazer, mas estão se esguecendo de uma coisa a grande importancia do evangelho é anunciar as boas novas, é o ide que Jesus nos ordenou, enguant muitos ficam descutino o que é certo ou errado dentro das igrejas almas estão perecendo na face da terra, devemos nos posicionar e nos preparar para anunciar o evangelho a toda criatura, pois o diabo não estar brincano de ser diabo e nós não devemos brincar de ser crente. Amém…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: